Connect with us

Estudos

Certificado de Conclusão do Ensino Médio pela internet. Consiga o seu!

Se após concluir o ensino médio, você tiver interesse em ingressar em uma instituição superior ou conseguir um emprego, este documento é …

Publicado em

em

Como emitir o certificado do ensino médio?

Estudar é importante por uma série de motivos. Seja para obter conhecimentos, ter a chance de conseguir bons empregos ou mesmo mudar sua vida e a dos familiares. Por outro lado, não ter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio pode ser um impeditivo, mesmo que o problema tenha acontecido por diversas razões.

Muitas empresas pedem este documento para cargos de nível médio e ele garante melhores salários aos trabalhadores.

Algumas pessoas esquecem de voltar à escola para emitir o certificado do ensino médio após a sua conclusão, enquanto que outras mudam de cidade ou retomaram os estudos já na fase adulta e precisam deste documento para alguma demanda. Se você faz parte deste grupo, vamos ajudá-lo.

Se você quer saber como emitir o certificado do ensino médio, entenda que a tecnologia é uma aliada, pois já é possível solicitá-lo pela internet. Mas este não é o único canal disponível e falaremos sobre isso neste artigo. Boa leitura!

O que é Certificado de Conclusão do Ensino Médio?

Como o nome indica, o Certificado de Conclusão do Ensino Médio é um documento emitido por uma instituição de ensino (pública ou privada) que comprova que uma pessoa finalizou aquela etapa específica dos seus estudos.

Esse certificado faz parte dos chamados “comprovantes de escolaridade”, ao lado do documento que valida a conclusão do ensino fundamental, um curso técnico ou graduação, por exemplo. Eles são necessários para uma série de coisas, incluindo o ingresso em instituições acadêmicas superiores.

Se você precisa dele, mas ainda não terminou o ensino médio, a nossa dica é que busque uma escola perto da sua casa ou trabalho e verifique as opções disponíveis. Inclusive, pode ser interessante aprofundar seus conhecimentos sobre o exame do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Como posso obter o certificado de conclusão?

Não existe uma única maneira de como emitir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, o que é uma boa notícia. O mais comum é que ele seja conseguido logo após o encerramento do período regular, quando o aluno recebe o documento na sua escola.

Porém, mesmo estes estudantes podem ter perdido o documento e precisam emitir uma segunda via, assim como existem aqueles que não concluíram os estudos no período regular. O que fazer nestes casos?

Para quem ainda não concluiu os estudos, é possível obter o documento certificado de duas principais formas: por meio da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (o Enem) ou fazendo a prova anual do Encceja.

Em ambos os casos, existirá uma nota mínima que deve ser tirada pela pessoa a fim de comprovar que possui os conhecimentos necessários para receber o certificado. Não é necessário ter concluído o ensino formal em uma escola.

Como emitir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio pela internet?  

Os métodos para emitir o certificado do ensino médio online variam um pouco. Em todos os casos é necessário ter concluído uma das etapas anteriores, seja ter feito o ensino regular, a prova do Enem ou o Encceja. Sem isso, você não poderá emitir o documento.

A maioria das instituições de ensino do país só oferecem a possibilidade de emissão do documento presencialmente, então é importante que você faça uma pesquisa para descobrir se no seu caso é possível obtê-lo pela internet, tudo bem?

Nossa sugestão é que você consulte a Secretaria de Ensino do seu estado, isso pode ser feito, inclusive, pelo Google. Em algumas regiões, como acontece em São Paulo, é possível emitir o Certificado do Ensino Médio pela internet de forma bem simples. Ensinaremos abaixo!

Passo a passo para a emissão online do certificado

No caso daqueles que moram em São Paulo, é possível, com os seus dados já em mãos, acessar o site da Consulta Pública de Concluintes para conseguir o seu documento.

Não sabe como emitir o Certificado do Ensino Médio em SP? Entre no site acima e coloque o seu documento de identificação, que pode ser o RG, o RG Militar, o RA ou o RNM. Em seguida, valide o código apresentado na página e tenha acesso ao seu arquivo.

É importante dizer que esse sistema é exclusivo do estado de São Paulo. Verifique se em sua região existe algum método similar.

O que é GDAE?

GDAE é a sigla de Gestão Dinâmica de Administração Escolar. Ele é um órgão da Secretaria de Educação de São Paulo, criado em 2002 com o objetivo de facilitar o acesso aos seus dados de ensino dentro do território.

Por meio da plataforma online do GDAE, qualquer pessoa que tenha finalizado seus estudos em São Paulo pode emitir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio pela internet. Assim como descrito no tópico acima, basta ter acesso a um documento pessoal.

Se após concluir o ensino médio, você tiver interesse em ingressar em uma instituição superior para fazer um curso técnico ou graduação, obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio é imprescindível. Felizmente, o acesso a ele nunca foi tão simples!

Qual é a diferença entre histórico escolar e certificado de conclusão?

Enquanto o Certificado de Conclusão somente comprova que a pessoa concluiu aquela etapa do ensino, o histórico escolar oferece um panorama geral, com todas as matérias estudadas e as notas obtidas em cada uma delas. Os dois servem a funções distintas.

Qual é a validade do Certificado de Ensino Médio do Encceja?

O certificado obtido via exame do Encceja tem a exata mesma validade daquele emitido no ensino regular. Ou seja: ele é aceito para todas as finalidades e requerimentos (como ingressar em uma universidade) e não possui uma data de vencimento.

O que fazer quando o certificado online do ensino médio não está disponível?

Neste caso, o indicado é entrar em contato com a instituição de ensino em que você estudou ou com a secretaria de educação do seu estado para pedir mais informações. Eles podem exigir o comparecimento presencial para pegar o documento.

O que substitui o Certificado de Conclusão do Ensino Médio?

Depende da situação para a qual ele está sendo exigido. Para alguns fins mais informais, o histórico escolar costuma servir. Na maioria dos casos, porém, nada substitui o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Se você já possui uma graduação, o diploma universitário também pode substituir o Certificado do Ensino Médio.

Como saber se o certificado do Ensino Médio é válido?

É possível fazer uma consulta pela internet, no site da Secretaria da Educação. Um certificado só é considerado válido quando foi emitido por uma instituição que possui o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), então é importante ficar atento.

Como saber se o seu certificado é reconhecido pelo MEC?

Assim como explicado acima, um certificado é reconhecido pelo MEC quando a instituição que o emitiu é credenciada junto aos órgãos federais. Isso vale especialmente para as escolas particulares.

Onde retirar o certificado?

Se a instituição que o emitiu permite que o documento seja acessado online, basta entrar no site indicado. Se esse não for o caso, você deverá entrar em contato com a escola e obter mais informações sobre as possibilidades da obtenção do certificado.

Leia mais
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudos

Lista de espera do Sisu: como funciona? Conquiste uma vaga no ensino público!

Trata-se de uma classificação de pessoas não aprovadas em nenhuma das duas opções de curso da primeira chamada. Nesta nova chance, ….

Publicado em

em

Lista de espera do Sisu: como funciona? Conquiste uma vaga no ensino público!

Ao participar de uma seleção, você pode não ser aprovado na primeira chamada, mas isso não quer dizer que suas chances acabaram

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o processo seletivo que reúne todas as vagas oferecidas pelas universidades públicas do país. O programa considera a nota do Enem e classifica os estudantes a partir de dois cursos cadastrados. Se o candidato não for convocado na primeira chamada, ele deve aguardar as próximas etapas.

A cada fase, o programa seleciona estudantes de acordo com o volume de vagas disponíveis. Caso eles não efetivarem as matrículas, novos candidatos serão convocados. Se você fez o Enem e pretende entrar em uma instituição pública, é extremamente relevante entender como funciona a lista de espera do Sisu!

Muito provavelmente você chegou a este artigo após a descoberta da sua nota do Enem. E se está observando as condições da lista de espera, muito provavelmente a sua pontuação ficou aquém das primeiras colocações no Sisu. Porém, não se desespere!

Você pode elaborar um cronograma de estudos e se preparar melhor para a próxima edição do Enem. A outra alternativa é pesquisar os cursos de menor concorrência e fazer a sua escolha no Sisu de forma estratégica.

Leia também: Quantas questões de inglês caem no Enem?

O que é a lista de espera do Sisu?

Trata-se de uma classificação de pessoas não aprovadas em nenhuma das duas opções de curso da primeira chamada. Ou seja, os participantes terão uma segunda ou mais chances para preencher as vagas ainda disponíveis.

O objetivo da lista de espera do Sisu é classificar os candidatos para que eles saibam quantos estudantes estão à frente e para alimentar as esperanças daqueles que estão em posição inferior. O programa oferta vagas em instituições de todo o Brasil e o estudante tem a opção de indicar duas universidades ou cursos.

O candidato convocado pode não cumprir os requisitos ou desistir da oportunidade. Afinal, não é todo mundo que pode mudar de estado para estudar. Neste caso, novas pessoas são chamadas.

Por isso, entender como funciona a lista de espera do Sisu e saber usá-la pode facilitar a sua entrada no ensino superior.

  • Veja como conseguir o certificado do ensino médio

Como funciona a lista de espera do Sisu?

Você fez o Enem, tirou uma boa pontuação, olhou os cursos ofertados nas universidades públicas, acompanhou diariamente a evolução da nota de corte, mas não conseguiu ser chamado em nenhuma das duas opções escolhidas. Em um primeiro momento, pode bater um desespero, mas é preciso analisar com calma as informações.

Não, o mundo não acaba quando o seu nome não aparece na lista de convocados na primeira chamada. Você pode se cadastrar na lista de espera do Sisu para uma das opções anteriormente escolhidas. Basta se atentar ao período de inscrição para demonstrar interesse. Os prazos são bem divulgados a cada edição do programa.

A inscrição na lista de espera é aberta logo após o resultado da chamada regular. Daí, basta acessar sua área de candidato no site do Sisu e marcar “participar da lista de espera”. Assim que o prazo para demonstração de interesse termina, o Ministério da Educação (MEC) envia os nomes dos classificados às respectivas instituições.

Ou seja, a partir desse momento, ao te explicar como funciona a lista de espera do Sisu, você deve ficar atento aos comunicados da instituição escolhida. Ela fará novas convocações caso os escolhidos não compareçam ou não apresentem os documentos obrigatórios.

Deste modo, a pessoa deve ficar atenta aos prazos e resultados divulgados pela própria instituição. Ou seja, não há um cronograma para as chamadas subsequentes, nem a quantidade de vagas exatas a serem ofertadas. É responsabilidade do candidato acompanhar as convocações pelo site ou redes sociais da universidade escolhida.

Quem pode participar da lista de espera do Sisu?

A lista de espera do Sisu está disponível para quem se inscreveu para a seleção no prazo regular, mas não teve a convocação para nenhuma das opções escolhidas.

Quem foi aprovado na segunda opção de curso, na primeira chamada, pode também participar se a primeira tiver vagas remanescentes. Mas, daí, vale fazer a matrícula na outra instituição antes, hein? Afinal, mais vale uma vaga na mão do que duas voando, não é mesmo?

E a matrícula na lista de espera? Como funciona?

Neste processo para entender como funciona a lista de espera do Sisu, caso consiga ser chamado, você deverá ficar atento aos prazos, que são bem curtos, e aos documentos necessários. Por isso, já vale se antecipar e deixar tudo preparado.

Então, tenha atenção: não há convocação para lista de espera pelo MEC, mas pela instituição escolhida por você! Apenas o cronograma para demonstrar interesse na lista de espera é divulgado pelo ministério, na página do Sisu.

Viu só como não precisa se desesperar caso a convocação para sua tão sonhada vaga no ensino superior não saia na primeira chamada? Agora que você sabe como funciona a lista de espera do Sisu, basta atentar-se às datas, tanto para demonstração de interesse quanto para divulgação dos aprovados e aprovadas no site da sua instituição. Boa sorte!

E se, mesmo após as chamadas da lista de espera, você não for convocado, é possível se inscrever no Prouni, caso esteja dentro dos critérios do programa, e concorrer a bolsas de estudo parcial e integral em instituições privadas.

Além de explicar como funciona a lista de espera do Sisu, também já apresentamos aqui:

Leia mais

Estudos

Quantas questões de inglês tem no Enem? Veja como se preparar para o exame!

As perguntas serão diferentes na edição atual, mas a exigência será a mesma: a de interpretação, a construção das frases…

Publicado em

em

Quantas questões de inglês tem no Enem?

Anda se perguntando quantas questões de inglês tem no Enem? Pois saiba que são poucas mas, mesmo assim, elas são bem importantes, já que vão interferir no seu resultado.

Então, vale a pena dedicar um tempo dos seus estudos para aprender melhor a língua inglesa. Principalmente a construção de frases, pois é disso que você vai precisar.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizado anualmente e serve como avaliação da qualidade do ensino brasileiro. O resultado conquistado nele pode ser usado em programas como Sisu, Prouni e Fies para acesso às universidades públicas e privadas.

Ao se inscrever na prova, o candidato deve informar a língua estrangeira preferida. Neste conteúdo vamos explicar quantas questões de inglês tem no Enem e como se preparar para alcançar um bom resultado.

No seu cronograma de estudos, dedique tempo ao estudo de espanhol ou inglês. A pontuação obtida nestas matérias pode fazer a diferença para você ser aprovado no curso desejado.

 Veja também: Como ser aprovado em concurso público?

O que cai na prova de inglês do Enem?

Esqueça a moleza do verbo To Be. No Enem, você terá que fazer a interpretação de um texto em inglês e responder a perguntas sobre ele.

Apenas o trecho para interpretação fica em inglês na prova. A pergunta a que você terá que responder e as opções para resposta são escritas em português.

Ou seja, você terá que interpretar o texto em outro idioma, mas pelo menos terá o enunciado da questão na língua portuguesa. Isso pode ser de grande ajuda, pois fica mais fácil responder por eliminação.

Mas claro, o ideal é que você consiga interpretar a questão de inglês do Enem e responda com segurança. Um ponto a mais na prova sempre faz a diferença, não é mesmo?

Em geral, as questões abordam músicas internacionais, casos jornalísticos, livros, filmes, histórias em quadrinhos e outros tópicos mais populares.

Para se sair bem na prova de inglês do Enem vale a pena acompanhar o que está acontecendo no mundo. Para estudar, você pode começar a ouvir um podcast, por exemplo, ou assistir um jornal de fora do país.

Seus estudos também precisam abordar alguns aspectos do idioma que vão ajudá-lo a fazer a interpretação dos conteúdos. Por exemplo: estude bem os tempos verbais. Eles podem confundir bastante e a prova de língua inglesa no Enem costuma ter várias “pegadinhas” nesse aspecto.

Outra coisa que pode ajudar é entender claramente a voz passiva em inglês. Assim como pronomes e a construção de frases.

Aprenda a fazer uma carta de apresentação e conquiste o cargo dos sonhos!

Afinal, quantas questões de inglês tem no Enem?

As perguntas de língua inglesa caem no Enem na prova de linguagens, que tem um total de 45 questões. A maioria delas é de português, principalmente de interpretação.

O nome completo dela é prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.

Neste dia, o candidato terá que responder 90 perguntas, mas nem todas são de língua inglesa. Para você que deseja saber quantas questões de inglês tem no Enem, são cinco.

Dicas para você se preparar para prova de inglês do Enem

A seguir, veja alguns cuidados e ações que você pode tomar para estudar melhor para a prova de língua inglesa do Enem. Estas dicas vão ajudá-lo a assimilar melhor o conteúdo.

Ouça podcasts

Depois de saber quantas questões de inglês tem no Enem, é hora de se preparar para elas. Mesmo que você não saiba muito do idioma, ouvir podcasts falados na língua inglesa pode lhe ajudar a compreender melhor cada pergunta.

Isso porque, você vai começar a se acostumar com as palavras e, com o tempo, deve compreender melhor alguns trechos de informações. Vale muito a pena também assistir a séries, filmes e vídeos em inglês, legendados em português. É uma forma de estudar enquanto está se divertindo.

Confira traduções de músicas

Ler as traduções de músicas inglesas pode ser de grande ajuda. Coloque a letra na tela e vá ouvindo a faixa para conhecer as palavras e entender o sentido da canção.

Com isso, você vai interpretar melhor as informações das questões de inglês do Enem, pois já estará habituado a frases completas.

Estude com provas anteriores

É sempre bom pegar provas anteriores do Enem e estudar com base nas questões já aplicadas. As perguntas serão diferentes na edição atual, mas a exigência será a mesma: a de interpretação, a construção das frases…

Por isso, fazer simulado e resolver questões antigas lhe ajudará a se familiarizar com o formato das perguntas. Desta forma, você estará melhor preparado no dia do Enem.

Sabendo quantas questões de inglês tem no Enem e como se preparar para elas, você terá uma chance ainda maior de sucesso na sua prova. Mas lembre-se que essas perguntas são tão importantes quanto as demais! Divida seu tempo com cuidado para conseguir estudar todas as matérias e tirar uma boa nota.

Leia mais
Patrocínio

Trending

Copyright © 2023 Syd Con, powered by WordPress.